Grupos de Pesquisa

Com o auxílio dos professores, foi elaborado uma lista com os grupos de pesquisas de Ciências Sociais presentes na UFF - Campos. Segue a relação:

ATENA - Atelier de Etnografias e Narrativas Antropolíticas
Resumo:
O Atelier de Etnografias e Narrativas Antropolíticas - ATENA, coordenado pelo Prof. Carlos Abraão Moura Valpassos, congrega pesquisadores e estudantes interessados na problemática das construções das narrativas etnográficas. Tem como objetivo estimular, desenvolver e coordenar pesquisas de caráter etnográfico em Antropologia, com especial atenção para a problemática dos conflitos sociais, tomando como referência a Região Norte Fluminense. Seus membros dedicam-se às análises de problemas públicos e dramas sociais, privilegiando questões ligadas às controvérsias públicas, aos rituais e aos aspectos rituais de expressão.
Linhas de pesquisa:
● As Malhas Urbanas e seus Conflitos
● Corporalidades, Gêneros e Sexualidades: Narrativas de Conflitos Humanos
● Representações Sobre o Ambiente: Por uma expressão narrativa dos conflitos Ambientais
Nome do coordenador: Carlos Abraão Moura Valpassos
Professores colaboradores: 
▷ Fernanda Pacheco da Silva Huguenin (UENF)
▷ Juliana Blasi Cunha (UFRJ)
Endereço do grupo no diretório do CNPQ: 

GEPPIR - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Imagens e Representações (CNPq/UFF)
Resumo:
Grupo destinado a agregar: 
a) estudos e pesquisas preocupados como a análise e compreensão das interseções entre imagem em movimento, política e antropologia. Incluem-se as preocupações com o uso "político” de recursos audiovisuais (cinema, filmes comerciais e de propaganda, vídeos militantes). 
b) Compreender e decifrar diferentes produções imagéticas e discursivas sobre as ideias de natureza-cultura e meio ambiente, sua relevância simbólica, epistemológico-política e as representações de mundo na legitimação de valores culturais, processos de dominação, modelos institucionais e formas de definição de "lugares" e localidades.
Linhas de pesquisa:
● Antropologia da política, cinema e imagens em movimento
● Representações sobre natureza e meio ambiente
Nome da coordenadora: Maria Gabriela Scotto
Professores colaboradores:
▷ Ana Maria Lima Daou (UFRJ)
▷ Glaucia Oliveira da Silva (UFF)
▷ Isabel Cristina de Moura Carvalho (PUC-RS)
▷ Rosane Manhães Prado (UERJ)
Endereço do grupo na internet: Cineclube Socioambiental Campos e Blog Outros Olhares
Endereço do grupo no diretório do CNPQ: 

NuERs - Núcleo de Estudos Rurais
Resumo:
O NuERs é um espaço de produção de conhecimento e de formação de alunos, cujo interesse esteja voltado para a pesquisa etnográfica de sociedades rurais. Dos diversos aspectos constitutivos da condição camponesa, nos interessa investigar os seus diferentes meios de estar relacionado. No Brasil, a condição camponesa está sedimentada pelos modos de vida decorrentes de tipos singulares de sociabilidade. Assim, a reprodução camponesa está diretamente orientada pela condição social e moral de uma dada forma de estar relacionado. Diante disso, consideramos essencial para a compreensão das relações sociais, políticas e econômicas desse grupo investigar as diversas formas condicionantes de sua reprodução simbólica, fundamentadas pelas diferentes maneiras do estar relacionado e marcadas por dinâmicas de sociabilidades, que necessariamente encontram-se atreladas às relações de outras naturezas.
Linhas de pesquisa: 
● Antropologia Rural 
● Antropologia e linguagem 
● Antropologia e história
Nome da coordenadora: Simone Silva
Professores colaboradores:
▷ Luiz Felipe Benites (UFRRJ)
▷ Indira Caballero (UFRR)
▷ Ana Luísa Micaelo (Universidade Nova de Lisboa)
▷ Lucía Tennina (UBA)
Endereço do grupo na internet: Blog e Facebook
Endereço do grupo no diretório do CNPQ: 

GEDITE - Grupo de Estudos do Discurso e do Texto
Resumo:
Este grupo, formado por professores e estudantes, tem como seu principal objetivo a pesquisa/estudo sobre a construção e desconstrução dos sentidos dos textos e discursos, de modo a subsidiar o trabalho docente na análise de textos em sala de aula, a partir da Linguística Textual e da Análise de Discurso, decorrente dos trabalhos desenvolvidos nas linhas de pesquisas propostas. Desta forma, os nossos participantes promovem o intercâmbio de saberes e a integração a partir das seguintes ações: 
- Reunião de grupo de estudo e análise de texto;
- Cursos de extensão Linguística Textual e da Análise de Discurso;
- Roda de leitura e círculo do livro;
- Trabalhos de pesquisa nos campos da Linguística Textual e da Análise de Discurso;
- Organização de eventos na área.
Linhas de pesquisa: 
● História, Discurso e Memórias no Norte Fluminense
● Mídias, textos e representações regionais
Nome do coordenador: Carlos Eugênio Soares de Lemos
Professora colaboradora:
▷ Jacqueline da Silva Deolindo (UFF/ Campos)
Endereço do grupo na internet: Facebook
Endereço do grupo no diretório do CNPQ:

Motirõ Nhãdereko: Grupo de Pesquisa em Memória e Cultura
Resumo:
O grupo de pesquisa Motirõ Nhãdereko tem como objetivo central o estudo sobre memória e cultura. O nome, batizado por um índio, tem sua origem na língua tupi-grarani cuja tradução revela: encontro de tradições onde as categorias memória e cultura constituem um campo de relações simbólicas. Neste trabalho de construção da memória o objetivo é percorrer os diversos enquadramentos sociais pelos quais ela percorre: memória patrimonial, memória religiosa, análise do discurso, memória festiva, memória dos objetos, memória familiar, memória e educação, cultura afro-brasileira e indígena, educação patrimonial, visando discussões sobre as problemáticas e contradições em torno da cultura. Estas memórias se estendem como locus central o município de Campos dos Goytacazes bem como demais cidades do Estado do Rio de Janeiro e outros Estados. Em cada um desses estudos o objetivo é que perpassam, seja de forma explicita ou implicitamente, o uso diverso das categorias “memória” e “patrimônio”, explorando, assim, suas concepções classificatórias. Dessa forma, observa-se também as diferentes formas de recepção e usos dos objetos e espaços e os efeitos sobre aqueles sujeitos que os classificam no cotidiano. Ao central nesses objetivos o Grupo de Pesquisa Motirõ Nhãdereko busca a relação da memória com a temática educacional visando também pensar os conflitos que demandam frente aos direitos humanos por um determinado grupo social no que tange às questões como as étnico/raciais.
Linhas de pesquisa:
● Memória, religiosidade e Educação
● Memórias, Histórias de vidas, Emoções e Análises de Discurso
Nome da coordenadora: Andréa Lúcia da Silva de Paiva e Geovana Tabachi Silva
Professores colaboradores:
▷ Adiles Savoldi - Atualmente é professora Assistente da Universidade Federal da Fronteira Sul.
▷ Carlos Eugênio Soares de Lemos (UFF/Campos)
▷ Guilherme Ferreira Vargues (UERJ)
Endereço do grupo no diretório do CNPQ:

Antropologia das burocracias e da mobilização social: saberes, práticas e interações no campo das políticas públicas
Resumo:
 O grupo se dedica a realizar trabalhos etnográficos que tomem como objeto a atuação de burocracias as suas tecnologias de governo, sob a forma de políticas públicas, na constituição de sujeitos políticos. As pesquisas direcionam-se às múltiplas dimensões de uma política pública: formulação, implementação e avaliação de políticas; formação de agentes estatais e políticos; produção de grupos e identidades sociais. Interessa-nos compreender os jogos de poder e suas formas de manifestação (tutela, coação, etc.) tal como se constituem e se manifestam em distintos campos empíricos, dos quais destacamos a segurança pública, a justiça, as formas de fiscalização, as formas de produção de conhecimento institucional e seus usos, a administração da conflitualidade social, em especial, nos casos de intolerância religiosa e discriminação étnico-racial.
Linhas de pesquisa:
● Cultura jurídica, segurança pública e administração de conflitos
● Diversidade, intolerância e conflitos
● Antropologia e Política
Nome da coordenadora: Ana Paula Mendes de Miranda (líder) e Glaucia Maria Pontes Mouzinho (vice-líder)
Professores colaboradores:
▷ Katia Sento Sé Mello (UFRJ)
▷ Lana Lage da Gama Lima (UENF)
Endereço do grupo no diretório do CNPQ:

Núcleo de Estudos da Cultura do Capitalismo Tardio
Resumo:
O Núcleo reúne pesquisas que tratam das novas formas e práticas sociais que derivam das mudanças do capitalismo tardio. Período marcado culturalmente não por simples superação da cultura moderna, mas por seu excesso, por seus altos desenvolvimentos e desdobramentos - daí o termo tardio. Alguns temas se destacam: os impactos das novas tecnologias que passam a mediar o cotidiano de grande parcela da população; estética contemporânea; as implicações na subjetividade do hiperconsumo; a intensificação do controle social e a privatização do espaço público; as alterações na função do intelectual; as formas atuais de hegemonia e contra hegemonia. Privilegia-se, no âmbito metodológico, o conceito de experiência como forma de compreensão dos fenômenos sociais - refere-se aqui ao processo de inseparável relação entre subjetividade e objetividade que este conceito pressupõe; e, em geral, o materialismo dialético e o pensamento crítico.
Linhas de pesquisa:
● Estética, tecnologia e subjetividade
● Hegemonia e política cultural
● Indústria cultural e sociedade
Nome do coordenador: Paulo Rodrigues Gajanigo
Professores colaboradores:
▷ Rogério Ferreira de Souza (IUPERJ – UCAM)
▷ Marcio José Melo Malta (UFF)
▷ Raquel Sant’Ana da Silva (UFF)
Endereço do grupo no diretório do CNPQ:

NEANF/UFF - Núcleo de Estudos Antropológicos do Norte Fluminense Luiz de Castro Faria
Resumo: 
As pesquisas desenvolvidas no âmbito do NEANF têm observado os processos sociais que se dão na porção costeira da região norte-fluminense e que envolvem direta ou indiretamente as chamadas populações tradicionais, sob seus mais diversos aspectos, ou seja, sua interface com fenômenos de metropolização, transformações ecossistêmicas, regulamentações oficiais que afetam a reprodução de seu modo de vida associado, em grande parte, ao extrativismo, à economia informal e aos conhecimentos naturais adquiridos a partir de anos de dedicação aos seus ofícios.
Linhas de pesquisa:
● Estruturas Tradicionais, Meio Ambiente e Conflitos
● Expansão Metropolitana, Práticas Sociais e Conflitos
● Pensamento Social Brasileiro
Nome do coordenador: José Colaço Dias Neto
Professores colaboradores:
▷ Arno Vogel (UENF)
▷ Juliana Blasi (UFRJ)
Endereço do grupo no diretório do CNPQ:

LAPECS – Laboratório de Pesquisa e Ensino em Ciências Sociais
Resumo: 
O Laboratório de Pesquisa em Ciências Sociais (LAPECS) tem por finalidade promover tanto a pesquisa quanto o ensino das Ciências Sociais e, sobretudo, a disciplina Sociologia na educação básica, as pesquisas que se desdobram nas áreas de formação de professores (Licenciatura e formação continuada), a avaliação e o desenvolvimento de tecnologias, recursos didáticos e mercado de trabalho. Atualmente, no ano de 2013, o LAPECS organiza e desenvolve:
a) Projetos de extensão para qualificação de professores e melhoria do ensino público da
Região Norte-Noroeste Fluminense; 
b) Projeto de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino de Ciências Humanas para qualificação de professores da Rede Pública de Ensino; 
c) Projeto de Pesquisa diagnóstico das representações dos discentes do Ensino Médio sobre os sentidos da disciplina Sociologia na Rede Pública de Ensino;
d) Projeto Cinema na Escola.
Linhas de pesquisa: 
● Ensino de Sociologia na Educação Básica
● Análise de políticas públicas em educação
● Análise dos discursos, memórias sociais e histórias dos saberes escolares
● Ciência, religião, juventude e o ensino de sociologia
● Educação, Juventudes e Violências; Juventude, Memória e Cultura
● Metodologia do Ensino das Ciências Sociais
● O ensino de sociologia na escola média brasileira: as lutas políticas em torno da sua obrigatoriedade e as apropriações simbólicas da disciplina
Nome do coordenador: Rodrigo de Araujo Monteiro
Professores colaboradores: 
▷ Andréa Osório (UFF)
▷ Andréa Paiva (UFF)
▷ Carlos Eugênio de Lemos (UFF)
▷ Claudio Araujo de Souza e Silva (UFF)
▷ Flávio Sarandy (UFF)
▷ George Coutinho (UFF)
▷ Geovana Tabachi (UFF)
▷ Guilherme Vargues (UFF)
▷ Márcio Malta (UFF)
▷ Raquel Brum (UFF)
▷ Rogério Azize (UFF)
Endereço do grupo na internet: Facebook
Endereço do grupo no diretório do CNPQ:

NUESDE - Núcleo de Novos Estudos sobre Desigualdade Social 
Resumo: 
 Este grupo de pesquisa busca aprofundar os estudos sobre reconhecimento, justiça social e desigualdade no “novo capitalismo”, ressaltando que a relação entre estes conceitos é fundamental para uma reinterpretação inovadora da realidade social contemporânea. Cinco eixos analíticos podem ser produtivos nesta direção: classes sociais, trabalho, gênero, racismo e imigrações. Busca-se também compreender como um novo capitalismo se estrutura hoje em suas bases morais e normativas atuais, a partir das obras de autores como Axel Honneth, Charles Taylor, Nancy Fraser, Richard Sennett, Luc Boltanski e Éve Chiapello, André Gorz, Ulrich Beck, Robert Castel, Claus Offe, Jessé Souza, dentre outros. A partir disso, procura-se entender a situação atual do Brasil “para além do nacionalismo metodológico”, ou seja, enquanto instância de reprodução de uma moralidade universal deste novo capitalismo. Atualmente, o grupo está realizando uma pesquisa com executivos no estado do Rio de janeiro, ou seja, pessoas no “alto escalão” das empresas, uma espécie de “nobreza de mercado”, tentando entender seu “habitus corporativo” buscando compreender sua origem social, a reprodução do novo capitalismo no Brasil atual e também sua relação com a construção de nossa desigualdade.
Linhas de pesquisa:
● O Brasil no novo capitalismo
● Reconhecimento e desigualdade no novo capitalismo
Nome do coordenador: Fabrício Barbosa Maciel 
Professores colaboradores: 
▷ Gabriel Duarte Carvalho (FDC)
▷ Maria Carolina Gonçalves Oliveira (UFF)
▷ Ricardo Gervasio Bastos Visser (PUC-Rio)
Endereço do grupo no diretório do CNPQ: 

CEP28 - Cidades, Espaços Públicos e Periferia

Resumo:
Criado em 2010, o grupo de pesquisa Cidades, espaços públicos e periferias (CEP28) reúne pesquisadores doutores, alunos de pós-graduação e de graduação da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Neste termos, o grupo se caracteriza por uma interinstitucionalidade em diferentes níveis acadêmicos das duas principais instituições de ensino superior da região norte-fluminense. Os membros do grupo (professores, mestres, graduados, bolsistas de iniciação científica) desenvolvam estudos urbanos nas cidades dos estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santos e de Minas Gerais. Nestes termos, a produção de conhecimento tem uma tripla repercussão: de um lado, contribui para a formação acadêmica dos seus integrantes no que tange à pesquisa. Em seguida, os estudos se articulam em torno da elaboração de mapeamentos de moralidades destas cidades, considerados essenciais para a compreensão dos contextos políticos das mesmas e, em alguns casos, da orientação de algumas das políticas públicas da região. Por fim, a projeção dos estudos acadêmicos nas produções científicas dos integrantes em publicações e eventos científicos vem possibilitando uma contribuição de destaque no que tange as análises socioantropológicas de cidades de pequeno e médio porte. As pesquisas do grupo têm como objetivo principal analisar a construção de problemas públicos em "periferias" urbanas nos estados supracitados. Busca-se, atualmente, contribuir para a compreensão deste conceito nos estudos urbanos contemporâneos. Trata-se de analisar, por contraste, as variações de vozes periféricas que se apresentam no espaço público. Através destas comparações por contraste, as quais permitem uma análise situada e contingente de periferias possíveis nestes estados, buscamos analisar as variações de gramáticas políticas, as diferenciações de vocalizações e as modalidades (também variadas) de acesso ao espaço público.
Nome do coordenador: Jussara Freire
Professores colaboradores: 
▷ Glaucia Maria Pontes Mouzinho
▷ Hernan Armando Mamani
▷ Paloma Valle Menezes
▷ Gisele Maria Ribeiro de Almeida


Obs: Estamos aguardando ainda informações sobre outros grupos de pesquisa na universidade. Assim que possível atualizaremos esta página. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário